Pular para o conteúdo
  • por

TAF – Saiba Como Se Preparar!

Deixar para se preparar no último momento é uma estratégia inadequada, o TAF não é o primeiro desafio a ser vencido no processo de conquista de sua vaga, mas é obrigatória em concursos policiais e militares, por tanto é fundamental que se programe para começar seu treinamento, aqui vão algumas dicas.


Atenção! Atividade física exige avaliação médica, então, antes de começar o treinamento consulte com um médico.

Se você já pratica algum tipo de exercício regularmente terá mais facilidade para fazer o teste. No entanto, se você que não têm hábito de praticar atividades físicas deve começar o treinamento quanto antes para ter condições de realizar a prova.

O período ideal para realizar um treinamento físico é de seis meses. O mínimo é de três meses (cada caso é um caso, procure um personal trainer para poder te auxiliar).

TAF – Concurso PMSP

O Exame de Aptidão Física do concurso público da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) traz 4 tipos de exercícios. Dois testes visam avaliar a força muscular localizada, que são a flexão e a abdominal. Um teste de velocidade (corrida de 50 metros) e um exercício que tem o objetivo de avaliar a resistência.

O teste de apoio (flexão) para candidatas do sexo feminino tem uma mudança nesta prova, em comparação com as anteriores. O exercício contará com o “banco sueco”, ou seja, a candidata deverá fazer o apoio de frente ao solo, apoiando os joelhos sobre o banco.

Neste tipo de atividade, a candidata deverá descer até formar um ângulo de 90º com o cotovelo. Caso não consiga alcançar a medida necessária, a candidata não passará na prova. Além disso, a repetição só será computada se for executado o “efeito gangorra” no corpo.

O exame de abdominal cobrado na avaliação é o conhecido remador. O professor atenta para a importância do treino com antecedência para este tipo de exercício, por ser um dos que mais reprova candidatos.

10 Dicas para ser aprovado no TAF

  1. procure um profissional adequado;
  2. conheça os testes previamente pelo edital;
  3. evite o “excesso de treinamento” dias antes do teste;
  4. o teste é físico, e psicológico… esteja calmo e concentrado;
  5. não espere ser aprovado: quanto antes se preparar, melhor;
  6. procure um parceiro que tenha os mesmos objetivos que os seus, isso o motivará;
  7. cuide da alimentação, não adianta apenas se exercitar;
  8. o dia anterior: durma bem e não consuma bebidas alcoólicas;
  9. esteja com equipamentos adequados para cada atividade; e
  10. você não está competindo! O que importa é atingir o índice exigido no edital.
Compartilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp